Rockabilly For Life (repost de outubro de 2020)
O cantor Robert Gordon, (bastante lembrado pelo hit Someday, Someway)lançou um álbum chamado “Rockabilly For Life”.
Para a gravação, Robert Gordon contou com vários convidados ilustres. Entre eles, Dave Alvin da banda The Blaster e Emanuela Hutter da banda The Hillbilly Moon Explosion, a cantora Linda Gail Lewis(irmã de Jerry Lee Lewis), o baterista do Blondie, Clem Burke, os guitarristas Albert Lee e Chris Spedding e vários outros. Em cada uma das 15 faixas do álbum, há um participante convidado.
O trabalho contém regravações de clássicos do rockabilly de vários artistas como: Billy Eldridge, Bob Luma, Glen Glenn, Jerry Reed, Johnny Burnette, Roy Hall e muitos outros.
Robert Gordon, falecido em 18 de outubro de 2022 aos com 75 anos, foi um dos principais nomes do revival de rockabilly ocorrido entre o final dos anos 70 e início dos anos 80,
O primeiro disco dele foi lançado em 1977, com o lendário guitarrista Link Wray (do hit instrumental “Rumble”). “Robert Gordon with Link Wray” trazia versões músicas de artistas como Billy Lee Riley (Red Hot), Eddie Cochran (Summertime Blues) and Gene Vincent (I Sure Miss You). No ano seguinte veio o segundo disco “Fresh Fish Special”, que recebeu o nome do corte de cabelo de Elvis no filme “Jailhouse Rock”. O disco repetiu a fórmula do primeiro, com covers, faixas autorais e uma música nova de Bruce Springsteen, “Fire”.
Em 1979 ele muda para a gravadora RCA e desta vez trabalhando com o guitarrista Chris Spedding (um dos convidados do último disco) ele lança os álbuns Rockabilly Boogie(79), Bad Boy(80) e Are You Gonna Be The One(81), este último com o guitarrista Danny Gatton.
Are you Gonna Be the one foi o disco de maior sucesso de Gordon. O trabalho continua tendo rockabilly como na faixa “Drivin’ Wheel” mas é um álbum mais diversificado, contendo também country e faixas com maior apelo comercial. Neste disco está a faixa “Someday, Someway (Marshall Crenshaw) que se tornou o maior sucesso de sua carreira. Depois desse disco, um desentedimento entre ele e seu empresário com a gravadora RCA, fez que seu contrato fosse rompido, o que prejudicou a sua carreira, justamente quando estava no melhor momento, ele só voltaria a lançar um álbum novo de estúdio em 1997.
Apesar de longe do mainstream, Robert Gordon continuou fazendo shows, entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, alguns álbuns ao vivo e relançamentos de seus primeiros trabalhos em CD, provocaram uma redescoberta do seu trabalho. Seus últimos trabalhos foram “Satisfied Mind”(2004), “It’s Now or Never”(2007) álbum que contém somente músicas gravadas por Elvis, “I’m Coming Home”(2014) e agora, “Rockabilly For Life”(2020).